domingo, 18 de setembro de 2011

Doar o coração


Vivemos em tempos de mentes aceleradas por descobertas tecnológicas, corpos moldados a ferro e sacrifícios, e pouco contato com o centro da nossa alma, o coração. O resultado disso é uma confusão gigantesca porque a nossa essência não pode ser ignorada, e quando isso acontece, a mente inventa subterfúgios, milhares deles, e o corpo trama fugas diversas: paixões arrebatadoras, aventuras pelas drogas, diversões inebriantes, livos para pensar e confundir ainda mais... A lista é enorme e a equação exata. Mente manipuladora X coração ignorado = vazio na alma. Esse vazio se manifesta em síndromes dos tempos atuais: depressão, pânico, isolamento, paranoia, TOC, alcoolismo e outras doenças cada vez mais comuns.

Na busca por ouvir o coração, procuramos desesperadamente um alvo e quando esse alvo é encontrado - normalmente um homem ou mulher - esse pobre ser, que também é um universo cheio de buscas pessoais, pode não ser suficiente para satisfazer as necessidades do coração. Vejo casais se distanciando, cobrando um do outro o frescor do início da relação. E também solteiros ainda iludidos procurando a paixão perfeita dos filmes e contos de fadas. 

E foram felizes para sempre... Como isso é uma mentira terrível, contada principalmente na infância, adultos precisam se distanciar dela e cair na real, literalmente. Onde vamos encontrar perfeição quando todas as pessoas estão iludidas? Por que vamos doar todo o nosso potencial de bondade, compaixão, amizade, compreensão e carinho para uma pessoa apenas? Opa, antes que pensem que estou defendendo a poligamia, deixe eu me explicar. A única forma de satisfazer o coração é doar amor incondicional para a Humanidade, seja num trabalho voluntário, seja na defesa de uma causa, seja na doação de seus talentos para aprendizes, seja no seu prédio, na escola, no trabalho, na comunidade. Trabalhar para tirar um sorriso, um muito obrigada, a paz mesmo que temporária. Pessoas que se doam são mais plenas porque conseguem atender a ânsia do coração, que é transbordar amor. Acredito que os ditadores se transformaram em pessoas sangrentas e vingativas porque escolheram não seguir o coração. E assim nós também, quando ouvimos o ego, e damos mais valor às aparências que não trazem nada de verdadeiramente bom em retorno.

Já ouvi muitas pessoas relatarem o quanto ganharam em troca pelo trabalho voluntário feito de coração. E elas recebem muito mais que dinheiro, recebem o que precisam e tudo de coração, porque os corações humanos se comunicam sem palavras. A arte também tem esse poder, de falar a língua do coração. Por isso, choramos em filmes e ficamos emocionados apreciando um belo poema ou uma tela. Então, fica a dica: abram os corações, deixem derramar o amor e esse amor retorna exatamente para quem teve a coragem e a sabedoria de doá-lo sem restrições. O resultado é poderosamente, imensamente, realmente bom.